Livro a “Arte da Guerra”

A Arte da Guerra é um conhecido tratado militar escrito há cerca de 2400 anos pelo general chinês conhecido como Sun Tzu.

O livro possui traduções para diversas línguas, e de uns anos para cá teve seu foco, inicialmente militar, alterado. Hoje em dia é bastante comum ver aplicações dos escritos de Sun Tzu adaptadas à administração de empresas e até mesmo à auto-ajuda.

Sobre o livro

A obra é dividida em 13 capítulos que exploram diversos aspectos da estratégia militar e foi escrita durante os “Estados Belicosos”, período bastante conturbado da história chinesa em que as relações entre os estados que compunham o império chinês foram bastante estremecidas, ocasionando-se assim diversas guerras dentro da própria China.

Acredita-se que ele tenha sido lido e influenciado grandes estrategistas da Era Cristã como o francês Napoleão Bonaparte na sua conquista da Europa durante o final do século XVIII e início do XIX, o austríaco Adolph Hitler na constituição do Terceiro Reich e no conseqüente domínio alemão sobre a Europa durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e também o chinês Mao Tsé-Tung em sua luta contra os japoneses e na guerra de guerrilhas que deu origem a tentativa de se implantar o comunismo na China, em 1949.

Sobre o autor

Sun Tzu parece ter vivido no século IV a.C e, segundo consta, foi um brilhante general e estrategista militar chinês, afinal, mais de 2 mil anos depois, sua obra ainda está presentes em livrarias de todo o mundo. Até hoje, não existe nenhuma biografia muito confiável sobre sua vida, o que compromete a precisão das informações a seu respeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: